Páginas

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Metrô foi usado por 57% do público que assistiu ao 1º jogo na Arena PE

Mais de 15 mil torcedores escolheram ir de metrô ao primeiro jogo oficial da Arena Pernambuco, entre Náutico e Sporting (de Portugal), na última quarta-feira (22). O número corresponde a 57% do total (26.803 pessoas). Muitos reclamaram do empurra-empurra e da lotação nas estações. Em coletiva nesta quinta (23), a Secretaria Extraodinária da Copa do Mundo (Secopa) considerou positivo o resultado do plano de mobilidade esquematizado para o evento, mas reconheceu falhas e destacou que o horário de deslocamento dos torcedores ao estádio coincidiu com o pico do metrô. A Secopa afirmou que vai manter as linhas principais da operação, que prioriza o transporte metroviário, fazendo ajustes pontuais para as copas das Confederações e do Mundo.

A Arena fica em São Lourenço da Mata, município distante 19 km do Recife. "Nós consideramos o evento positivo. Houve falhas, como frequência dos metrôs, alguns detalhes do Parqtel [estacionamento privado na BR-408], falta de sinalização e iluminação em certos pontos, que não comprometeram o bom andamento da operação. Transporte de equipes, limpeza, serviços médicos para equipes e público, tecnologia da informação, segurança, hospitalidade e situação da competição foram observados pelo COL [Comitê Organizador Local da Copa do Mundo], que os considerou bem atendidos", disse o titular da Secopa, Ricardo Leitão.


O secretário afirmou que ajustes pontuais serão realizados, mas que três linhas principais do plano de mobilidade serão mantidas: prioridade total ao transporte pelo metrô, utilização de estacionamentos remotos e acesso restrito de veículos credenciados pela Fifa à Arena. "Algumas pessoas tentaram furam o bloqueio [da Polícia Rodoviária Federal na BR-408], provocando retardamento do fluxo", criticou. *Com informações g1.com

Nenhum comentário: