Páginas

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Governo incentiva plantio de sorgo para geração de agroenergia


É estratégico para o país que além da cana de açúcar, outras fontes potenciais de geração de agroenergia sejam fortalecidas e estimuladas. Por esta razão o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento está disponibilizando para venda, 35 toneladas de sementes do sorgo sacarino, da cultivar BRS 506, sendo que 1.640 kg, já tratados e ensacados, para entrega imediata.

O sorgo sacarino BRS 506 é uma cultivar desenvolvida pela Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG) para atender a demanda por matéria-prima alternativa à cana-de-açúcar para a produção de etanol. Seu ciclo de cultivo e colheita compreende justamente o período da entressafra da cana, especialmente, na região centro-sul, o que contribui para a diminuição da volatilidade de oferta e de preços.

A BRS 506 tem como principais vantagens a sua precocidade, pois apresenta ciclo de 120 a 130 dias, e a rentabilidade da sua produção, se comparada à cana de açúcar, já que seu colmo com alto teor de açúcares (20,9 °B) atinge em apenas 130 dias a mesma quantidade de brix alcançada pela cana em um ano e meio. Possui, ainda, como características, boa produção de grãos e silagem com alto padrão fermentativo. *Com informações danielnoblog.com.br

Nenhum comentário: