Páginas

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Idosas viram 'fiscais' da Prefeitura do Rio para coibir motoristas infratores


Nem os cabelos brancos, a idade avançada e a dificuldade de locomoção sensibilizam alguns motoristas de ônibus do Rio. Muitos deles ignoram o sinal e não param para as idosas que esperam no ponto. Para tentar punir esses profissionais, a Secretaria Municipal de Transporte (SMTR) realiza regularmente a Operação Gratuidade. Nesta quarta-feira (15), a operação da Prefeitura foi no Grajaú, na Zona Norte da cidade, durou 30 minutos e teve cinco veículos autuados.

A ação dos fiscais da Prefeitura tem o objetivo de fazer com que o direito dos idosos com mais de 65 anos, de fazer viagens de ônibus livremente, seja cumprido. Maria Guerreira, de 75 anos, que já participou de três blitzes, e Maria de Souza, de 71, que já atuou em quatro, são duas das 15 idosas que ajudam atualmente neste trabalho. Os fiscais da SMTR buscam as voluntárias em casa e durante a fiscalização mostraram um enorme carinho por elas.

Com jeitinho meigo típico de vovós elas esperam animadas o inicio da operação. Os fiscais da Prefeitura escolheram um ponto da Rua Alexandre Calaza, na altura do número 225. O local tem predominância de casas e pequenos estabelecimentos comerciais, mas o movimento de carros e ônibus é bem intenso. A blitz com os policiais foi posicionada na Rua Visconde de Santa Isabel. Por causa das constantes reclamações, esta é a terceira vez que o local é fiscalizado.

O mecanismo para pegar os motoristas infratores é simples: as idosas ficam no ponto, fazem sinal para os coletivos e, se eles não pararem, um fiscal da Prefeitura que está à paisana passa as informações do veículo e logo mais à frente ele é interceptado pelos policiais. *Com informações g1.com

Nenhum comentário: