Os alunos do ensino médio
são os que apresentam maior defasagem no aprendizado. Menos de um terço, 29,2%,
dos estudantes conhecem a língua portuguesa da forma adequada ao período de
estudo e apenas 10,3% sabem matemática proporcionalmente ao ano de ensino. Os
dados foram divulgados hoje (6) no relatório De Olho nas Metas do movimento
Todos pela Educação (TPE).
O estudo é divulgado
anualmente pela entidade. Nele, o TPE monitora o cumprimento de cinco metas
consideras fundamentais: o atendimento escolar à população de 4 a 17 anos, a
alfabetização na idade correta, o desempenho dos alunos nos ensinos fundamental
e médio, a conclusão dos estudos e o financiamento da educação. Este ano, o
desempenho dos estudantes do ensino médio chamou a atenção por se distanciar da
meta considerada adequada pela entidade.
Com base em dados do Sistema
de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil de 2011, o TPE
constatou a maior defasagem em matemática. No relatório divulgado em 2011, com
dados de 2009, a porcentagem de estudantes com conhecimento adequado ao 3º ano
do ensino médio era 11%, inferior à meta de 14,3%. Neste ano, no entanto, além
da redução da porcentagem (10,3%), a diferença para a meta do período (2011)
aumentou: é de quase 10 pontos percentuais (19,6%).
Em português, a meta foi
cumprida no último relatório, 28,9% dos estudantes tinham o conhecimento
adequado e a meta era de 26,3%. Nesse ano, também houve piora. A porcentagem de
estudantes teve um leve aumento, 29,2%, mas não foi suficiente para cumprir a
meta para o período, que era de 31,5%. *Com informações ABr.
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