Páginas

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Mudanças para motofretistas passam a vigorar a partir deste domingo

Atenção motoboys! a partir de hoje começa a vigorar no Estado a Lei de número 12.009/2009. Por meio dela, todos os condutores de moto, que trabalham sobre duas rodas terão que se adequar com as exigências que vão desde o curso especializado para a área até a utilização de itens básicos de segurança como as tornozeleiras e joelheiras num prazo de 60 dias, a contar deste domingo (03).

Durante todo esse período, ações educativas orientarão os condutores sobre as exigências e formas de se adequar a lei vigente. Porém, a partir do mês de abril, multas poderão ser aplicadas para quem não cumprir as novas determinações. As recomendações são para se utilizar coletes sinalizados, placas vermelhas de aluguel, tornozeleiras, luvas, joelheiras, mata-cachorros e antena corta-pipa.

Além dos itens, aos motofretistas é recomendado ter mais de 21 anos, portar a habilitação “A” há pelo menos dois anos e possuir o curso especializado com duração de 30 horas. Este último pode ser realizado na Sest-Senat ou em um dos 79 Centros de Formação de Condutores (CFCs) credenciados junto ao Instituto Pró-Cidadania.

Em Pernambuco, a medida, segundo dados do Departamento de Trânsito (Detran), atingirá aproximadamente 30 mil motofretistas. Para se regularizar, esses profissionais precisam inicialmente realizar o curso. Os endereços dos locais onde são realizados os cursos podem ser consultados por meio do site. Da FOLHAPE.

Nenhum comentário: