A companhia aérea TAM
comprou briga com os consumidores ao cobrar preços distoantes para os mesmos
voos, destinos e horários nos sites em inglês e em português. Em dólares, os
valores informados são muito menores do que os cobrados em reais. As variações
apontadas pelos clientes chegam a ser de até quatro vezes por trecho, sempre
prejudicando os passageiros nacionais.
A discrepância deve render à
TAM uma notificação do Procon e uma denúncia da Proteste ao Ministério da
Justiça. A companhia afirmou, por meio de nota, que ocorreu um erro no sistema
e, no fim da tarde de ontem, havia corrigido o problema.
O trecho de Brasília para
São Paulo partindo às 17h54 e chegando ao aeroporto de Congonhas às 19h28
custava, no site em português, R$ 663. Já no portal em inglês, o preço era de
US$ 89,57 (o equivalente a R$ 179), uma diferença de 270%. O retorno
apresentava distorção semelhante. Partindo às 14h57 de Viracopos, em Campinas,
e chegando a Brasília às 16h25, o consumidor poderia pagar R$ 391, em
português, ou US$ 118,57 (R$ 237,14), em inglês. No total, os dois trechos
sairiam por R$ 1.096,26 ou US$ 208,14 (R$ 416,28), uma diferença de 163,46%.
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