Páginas

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Lagoa Grande: 18 anos de emancipação politica


O município de Lagoa Grande completou ontem (16), 18 anos de emancipação política. Na comemoração, três dias de festa que animaram a cidade e seus habitantes. Atualmente, administrada pelo prefeito Dhoni Amorim, Lagoa Grande Faz parte da Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento do Polo Petrolina e Juazeiro, tendo o terceiro maior PIB per capita da RIDE, atrás apenas de Sobradinho e Petrolina.

O seu nome surgiu a partir de uma lagoa de água doce da qual todos os habitantes dessa localidade se abasteciam. Daí surgiu o nome de Lagoa Grande.

Lagoa Grande, emancipou-se no dia 16 de junho de 1995 do município de Santa Maria da Boa Vista. Teve como primeiro prefeito Jorge Roberto Garziera.

Por se desenvolver com um grande potencial econômico, se destaca pela irrigação do Rio São Francisco e tem como atividade principal a fruticultura (especialmente uvas), sendo a principal fonte de renda; além da vinicultura. Suas uvas e vinhos são exportados para vários países, onde já ganharam vários prêmios.


Com uma grande produção de uvas e vinhos, houve a ideia de divulgá-la para que o restante do Brasil e até mesmo outros países passassem a conhece-la melhor. Assim surgiu a Vinhuva Fest, que ocorre na cidade a cada dois anos. Com edições em 1999, 2001, 2003, 2005, 2007 e em 2009 esteve em sua 6ª edição. É através dessa festa que os interessados em uvas e vinhos têm a chance de conhecer mais de perto os produtos desse município, além de firmar negócios e parcerias, promovendo maiores ganhos para a economia do município.

Nenhum comentário: